Operação salva-pele

cuidados com a pele (2)

Teve carnaval, oscilações entre sol e chuva e agora você está vendo direitinho o estrago que tanta maquiagem, purpurina e, principalmente, sol fez à sua pele? Pois é, também estou nessa. Por causa dos excessos na rua e das mudanças bruscas de clima, esqueci de retocar o protetor solar algumas vezes. Resultado: manchas!

Então eu conversei com a fisioterapeuta dermatofuncional Evangeline Feitosa, da Belafísio, em Natal (RN) e, em breve, também aqui no Recife. Procurei saber com ela se há alguma “operação salva-pele” possível de fazer, depois de tanto castigo por causa do nosso descuido. Claro que comecei logo perguntando a respeito das manchas na pele, que Evangeline disse ser “o grande calo de dermatologistas e fisioterapeutas da dermato-funcional”, por serem difíceis de serem tratadas.

Mas e aí, não tem jeito? “Manchas não não saem completamente…apenas são amenizadas”, disse a profissional. Então, o que fazer? “Para pequenas manchas tipo ‘sardas’,  sugiro peeling de Cristal, para casos de manchas de “rebote” é necessário o uso de ácidos receitados por um dermatologista na especificidade de cada paciente”.

Sobre o uso do protetor solar, a fisioterapeuta alertou que é preciso usar o mais adequado a cada tipo e especificação de pele, é bom saber de um profissional qual seria o melhor. Mas ela faz uma recomendação: “Sempre oriento minhas pacientes a respeito do protetor, que além de usar por causa do sol, também deve ser usado à noite. A luz de computadores e lâmpadas sempre estão passando calor, então é necessário o protetor. Já fiz essa experiência com pacientes e o resultado é muito bom”.

Ela também indica o uso de um bom hidratante ou gel, de acordo com o fototipo de pele. A fisioterapeuta diz que sempre receita um protetor solar manipulado, que já vez com hidratante, assim os pacientes não precisam usar muitos cremes e ninguém esquece de usar um ou outro”. Se for usar separadamente, limpa a pele, hidrata e depois coloca o protetor solar. Cuidados assim podem evitar desastres em forma de manchas.

E então, gostou das dicas? Se tiver outras dúvidas sobre cuidados com a pele, manda pra cá que eu procuro algum profissional para responder. A fisioterapeuta Evangeline Feitosa, que consultei para este post atende no Espaço Belafisio – curte a página da clínica pra saber mais e entrar em contato com ela!

2 ideias sobre “Operação salva-pele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *