Cabelos brancos: o que fazer?

primeiros cabelos brancos

Apareceram! Os cabelos brancos começaram a aparecer entre meus fios castanho escuros! Bem, acho que posso dizer que tenho sorte: só apareceram agora que fiz 40 anos e ainda são bem poucos. Mas isso não impediu que eu tivesse um susto danado quando vi os poucos “branquinhos” e já comecei a pensar “o que fazer?” “deixo assim ou disfarço?”.

Bem, decidi que ainda não os queria se destacando e quando fui ao Unique cortar o cabelo perguntei ao cabeleireiro Ed Silva o que pode ser feito quando os cabelos brancos aparecem, que soluções são possíveis. Então vamos ao que ele contou, ponto a ponto:

– Arrancar os fios brancos: pode? (tem muita gente que faz isso quando eles começam a aparecer) – Antes de tudo é bom dizer que isso de “se arrancar um, nascem dois” é lenda. O que acontece é que quando arranca, ele volta para o bulbo, em forma de espiral e vai voltar a nascer, agora bem irregular. Então, não recomendo arrancar. Se incomoda é melhor pegar uma tesourinha e cortar bem rente ao couro cabeludo, porque arrancando pode acontecer de lesionar o bulbo.

Pintar o cabelo completamente?

Pintar o cabelo completamente?

– Qual as vantagens e desvantagens de pintar o cabelo completamente, para cobrir os brancos? – Se essa for a sua opção, é bom saber que existem tintas orgânicas, sem amônia, que não agridem o couro cabeludo. Pode ficar bom. A desvantagem é que a pessoa fica “presa” ao retoque, que precisa ser feito a cada 30 a 120 dias (depende da pessoa), para que a raiz não fique diferente do restante do cabelo. A vantagem é que esse retoque é mais rápido do que em mechas e pode ser feito em casa – se desbotar, um tonalizante já resolve. Se pintar de uma cor mais escura que a natural será preciso fazer um retoque a cada 15 ou 20 dias.

sarah jessica balayage

Que tal só umas mechas ou luzes?

– Que tal fazer mechas para disfarçar, então? – É uma boa opção. Pode-se começar fazendo mechas dois tons abaixo da cor natural do cabelo [atenção: são dois tons mais claros, o que em tintas para cabelos = dois números acima], começando com uma tinta clareadora em vez de usar descolorante. Esses fios e os brancos se misturam e parecem todos com mechas. Depois de feitas [com um profissional] é importante ter o cuidado de usar xampu e condicionador para fios coloridos e filtro solar para cabelos, cuidado de que quem pintou o cabelo por completo também deve ter. A vantagem em relação a pintar ele todo é que não fica tão evidente quando a tinta vai saindo.Também existem as mechas inversas: escurece alguns fios, em vez de clarear.

white hair 1.0

Há as estilosas que assumem os brancos, de boa

– E se a pessoa quiser assumir os brancos e, ainda, deixar toda a cabeleira assim? – Normalmente é quem já está´com os cabelos todos brancos mesmo, que não está só com alguns fios. Para ficar um branco bonito é importante usar xampu “silver”, para não amarelar. Se for usar xampu comum, que use um transparente, porque os que tem cores também amarelam os fios. Para deixar o cabelo todo branco tem que ter personalidade, não pode estar presa à moda, normalmente são pessoas ligadas às coisas mais naturais. Bom dizer que cabelo branco não é sinal de idade, é genética – tem gente que começa a ter fios brancos quando ainda são bem jovens.

– E quanto àqueles produtos que apenas disfarçam os brancos? – Existem vários no mercado, em formato de rímel, pó ou spray. Podem ser usados, mas são só para emergências, como uma festa que você precisa ir ou se há um período que você não possa pintar o cabelo, por exemplo, por  motivo de doença. É uma maquiagem para cabelos, não faz mal algum, mas não é para ser permanente.

– Os cabelos brancos exigem mais algum cuidado especial? – É importante que tenha um bom corte de cabelo para ficar bem. O fio do cabelo branco é mais duro porque não tem mais a melanina, então tem que estar sempre bem hidratado.

– Mais alguma recomendação? – Na medida que envelhecemos, assim como a pele e o resto do corpo, o cabelo também envelhece conosco, ele muda com a gente. É importante, assim como os cremes para a pele, usar uma linha antiidade para os cabelos. Não é tratamento, é um hábito diário. Os cabelos vão ficando mais finos e frágeis, perdem corpo. A partir dos 40 anos eu já recomendaria começar a usar esses produtos. Um bom exemplo são os da linha “Q10 Plus – Hair Therapy – Schwarskopff”, ricos em queratina.

Eu optei por mechas na cor mel :)

Eu optei por mechas na cor mel :)

Tudo esclarecido, sobre o que fazer quando os cabelos brancos aparecem? São muitas opções, não é verdade? Me conta aqui nos comentários qual você acha ser a melhor opção. Como você pode ver na foto acima, a minha escolha foi pelas mechas em um tom meio mel, misturadas ao meu castanho escuro natural. Se você tiver outras dúvidas, também pode deixar aqui nos comentários que eu transmito pro Ed Silva, que ele reponde tudo!

Uma ideia sobre “Cabelos brancos: o que fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *