Mexa-se!

cocacolafortaleza

Então a pessoa completa quatro décadas, com o sedentarismo reinando em boa parte desse tempo e agora inventa de querer se mexer? Não adianta mais nada, certo? Errado! Pode tratar de tirar a bunda da cadeira neste exato instante, que ainda é tempo! Pelo menos foi o que me disse o médico Victor Matsudo, em um encontro promovido pela Coca-Cola, em Fortaleza, com blogueiros do Nordeste. Fiz um post gigantesco no Bolsa de Novidades, sobre esse encontro.

Um resumo: o dr. Matsudo é especialista em medicina esportiva e criador do movimento “Agita”, que incentiva as pessoas a deixarem o sedentarismo de lado e começarem a se movimentar, bem de acordo com a com a filosofia “mexa-se” da Coca-Cola.

Então, lá pelo meio da palestra, perguntei ao médico se adiantaria alguma coisa começar a malhar só agora, entrando na quarta década. Ele disse que adianta SIM, e que há estudos feitos com grupos de pessoas a partir dessa idade, entre os que sempre foram sedentários, sempre ativos e os que começam a se exercitar, deixam, voltam e ficam nesse vai-e-vem. O grupo que era sempre sedentário e passou a se exercitar direitinho foi o segundo com melhores resultados. Os benefícios eram bem observáveis, disse ele. Taxas de glicose e de colesterol podem ficar boas, a energia da pessoa aumenta e até o humor melhora! Sim, porque está cientificamente comprovado que uma simples caminhada diária pode auxiliar até no afastamento da depressão. Isso é sensacional!.

Tá, mas #comofaz pra gente, que nunca teve o hábito de malhar, começar? O dr. Matsudo disse que pode começar devagarzinho mesmo, nem que sejam cinco minutinhos de uma caminhada, e vai aumentando gradativamente – depois dez minutinhos, outro dia já coloca uma corridinha junto da caminhada e por aí vai. Como o ideal é malhar trinta minutos por dia, pelo menos, a sugestão aos que até há pouco eram sedentários é fazer isso em três sessões de dez minutos.

Então agora você sabe: se chegou aos quarenta sem o hábito de praticar atividades, garanta que nos seus próximos anos você não precise contar apenas com a sorte que um sedentário sem problemas aparentes tem. Vamos tentar garantir um pouco mais de movimento na vida, pra ter dias mais saudáveis e felizes pela frente? Eu vou tentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *