Começar a se exercitar depois dos 40 também faz bem

Homem de mais ou menos 40 anos de idade corre em uma esteira ergométrica em um lugar que parece ser uma academia de ginástica

Para quem nunca foi muito chegado a fazer exercícios sempre vem o pensamento: “se não fiz até agora, é tarde demais para começar”. Engano total! Uma pesquisa publicada na revista científica Jana mostra que se a gente começar a se exercitar aos 40 anos, o risco de mortalidade é reduzido, da mesma forma que se tivesse se exercitado desde a adolescência! Não é incrível?

A Organização Mundial de Saúde recomenda que para pessoas entre os 18 e 64 anos – portanto, a faixa em que estamos incluídos – se pratique, semanalmente, pelo menos 150 minutos de atividades físicas moderadas (parece muito, mas são só 20 minutos por dia!) ou 75 minutos de atividades físicas mais vigorosas por semana (10 minutos por dia). Infelizmente, e tenho até vergonha de dizer isso, estou no time dos sedentários, mas olhando esses dados só consigo pensar: poxa, é tão pouquinho tempo por dia. Dá pra ser, né, gente? Se é pra viver mais com qualidade, vale muito esse esforço! Só um lembrete: consulte um médico antes de começar a se exercitar e faça seus exercícios com orientação de um profissional da área.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *