Sarcopenia: o que é e como se prevenir

Sabe uma coisa comum quando a gente passa dos 40 anos? Dizer “eu poderia ter me cuidado melhor quando mais jovem”. Ainda bem que cuidar da saúde é algo bom de fazer em qualquer tempo. Mas, também tem outra coisa: que tal prevenir agora de males que podem nos acometer no futuro? Como este blog trata de coisas que tenham a ver com as pessoas de 40 (ou mais), trago alguns alertas a este respeito. Vou tentar fazer uma série de posts dentro da temática.

Começo escrevendo sobre sarcopenia. Nunca ouviu falar? Confesso que até pouco tempo atrás eu também não sabia da existência, mas achei por bem pesquisar. Para começar: você sabe: ter um bom índice de massa muscular não é coisa só do povo do treino.. Os músculos são responsáveis pelo movimento e estabilização do corpo. A sarcopenia é a perda progressiva de massa magra e força muscular que atinge as pessoas normalmente a partir dos 40 anos de idade. Atividades triviais como caminhar ou levantar algum peso se tornam mais difíceis e, assim, perde-se muito em qualidade de vida. Aquilo de dizer que se sente mais fraco com a idade não deveria ser tão intenso, entende?  

A causa da sarcopenia, acredita-se, é a diminuição no índice de alguns hormônios, como a testosterona, que chega com o passar do tempo. Nas mulheres, o período da menopausa é para levantar a bandeirinha de alerta. Mas outros dois fatores se destacam quando se trata de apontar causas para a perda da força e massa muscular: sedentarismo e nutrição inadequada. Exercícios, principalmente a musculação, são extremamente importantes.

Quando se trata da alimentação, a ingestão de proteína é fundamental à construção do tecido muscular. Você vai encontrá-la no feijão, em verduras verde-escuras e em alimentos de origem animal. Outro elemento que dá força aos músculos é a Vitamina D, aquela dos raios solares, assim como potássio e magnésio. Se o objetivo é suprir o organismo de tudo que é necessário, algo providencial é o suplemento alimentar. Aqui eu me refiro tanto a prevenir quanto a reconstruir o que já foi perdido. Então, já sabe: nada de achar que perder todo o vigor muscular é normal, mesmo com o passar dos anos. Vamos prevenir contra a sarcopenia e ter mais força durante muito mais tempo! Afinal, os 40 anos são só o começo do resto da vida – e a gente quer que seja muito boa, obrigada!

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