Saúde: benefícios da uva passa

passas

Dezembro se aproxima e já começou a “guerra das passas” – os que colocam elas no arroz e em vários outros pratos natalinos e os que as detestam, mesmo que seja umazinha só. Eu sou do time que ama, seja misturada em alguma comida seja pura mesmo, como um confeito. Você sabia que as passas têm vários benefícios para a saúde? Listei alguns:

  • É cheia de nutrientes: vitaminas A e B, cálcio, cobre, ferro, manganês, potássio e zinco são alguns deles.
  • Tem fibras e poder laxativo. Pra quem sofre de prisão de ventre, é um bom regularizador do funcionamento intestinal.
  • Ótima fonte de energia. Atenção, atletas de plantão – e quem mais precisar de uma forcinha.
  • Faz bem aos dentes! Sim, mesmo com todo o docinho dela, as passas são boas para a dentição por causa do ácido oleanólico que elas têm e ajuda na proteção contra cáries e bactérias.
  • Tem cálcio! Bom para ossos e dentes.
  • Por conter ferro, ajuda a combater a anemia.
  • Pode ajudar a baixar a pressão arterial
  • Faz bem aos olhos
  • Tem arginina, que aumenta a libido – ajuda, portanto, a melhorar a sua vida sexual.
  • Tem resveratrol. Pra quem não sabe, é tido como a “fonte da juventude”, por muitos. É antioxidante e há médicos que apontam que pode prevenir contra certos tipos de câncer, além de Alzheimer e Parkinson.

Apenas duas observações: quem tem nível de açúcar alto não deve consumir passas e sim, tem muitas calorias – mas ninguém vai comer meio quilo de passas de uma só vez, afinal, basta uma porçãozinha e tá bom. As propriedades das passas são maiores do que as das uvas porque estão concentradas, já que estão sem água.

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