A saúde dos olhos depois dos 40

óculos

Pronto, ontem foi o dia em que me senti velha de verdade. Assim, com uns 100 anos. Fui ao consultório da oftalmologista e recebi a notícia: “você está com catarata no olho esquerdo e terá que operar”. Ok, a causa do meu problema provavelmente não é, de acordo com a própria médica, decorrente da idade, mas de uma cirurgia de correção de miopia que fiz há quase 20 anos, que desde aquela época não deu tão certo quanto a do olho direito, que não foi feita com laser, mas bisturi de diamante e agora me traz problemas.

Há uns dois anos tenho sentido uma perda significativa da qualidade da visão do olho esquerdo, vendo tudo embaçado, mas os dois médicos que havia consultado anteriormente só me falavam em usar lentes mais fortes. Só agora, depois de voltar para uma médica que me atendeu durante muitos anos, o problema foi descoberto. Então é isso: meu olho esquerdo é [muito] cheio de cicatrizes e esse trauma me trouxe uma catarata precoce. Incomoda? Sim, não estou vendo direito e como o olho direito tem que compensar, acabo sentindo dor de cabeça com frequência – isso quando não me irrito e desisto de ler alguma coisa. Mas não é nada que tenha me impedido de trabalhar, por exemplo. Óculos provisórios, para leitura, e uma cirurgia que devo fazer nos próximos meses resolverão isso Não estou preocupada (ainda).

Aproveitei a visita ao consultório de dra. Alzira (recomendo, ela atende no Seope) pra conversar sobre doenças dos olhos que costumam aparecer depois dos 40 anos de idade. Entre elas estão:

– Catarata – Normalmente é bem depois dos 40 que ela aparece, mas pode acontecer até em crianças. Um trauma (meu caso) ou o uso prolongado de alguns medicamentos, como os corticoides, também podem trazer o problema.

– Glaucoma – Essa também pode aparecer em qualquer idade e é uma doença que envolve a pressão intraocular. Fatores genéticos são muito fortes na determinação de quem pode tê-la.

– Degeneração macular – Essa é mais comum acontecer em pessoas bem mais velhas mesmo. A pessoa vai perdendo a visão do centro do campo.

– “Vista cansada” – Pronto, com essa você pode começar a se preocupar. É bem comum, de acordo com dra. Alzira, que apareça a partir dos 40 anos de idade, assim, de repente. É ela que faz com que muita gente que nunca usou óculos durante toda a vida passe a usar. A “vista cansada” se chama, na verdade, “presbiopia” e é uma fadiga (cansaço) da musculatura da visão, que faz com que as pessoas comecem a ter dificuldade em ter foco para ver de perto. Normalmente é isso que tem aquele pessoal que fica com um livro na mão afastando e aproximando do olho até conseguir o foco, sabe? O uso de óculos costuma resolver.

É, amigos, os novos40 às vezes não são tão novos assim. A diferença é que a gente corrige o que tem pra corrigir,  escolhe a armação de óculos da moda e sai por aí, lindamente, sem estresse. Essas informações acima sobre as doenças foram resultado de um bate-papo rapidíssimo com a minha oftalmologista. Para saber mais profundamente a respeito aconselho que visitem o site da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *